Ricardo Mendes
O Jornal Atos e o Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas divulgaram recentemente o levantamento que aponta as preferências atuais para o cargo de prefeito e vice na cidade de Lorena, a pouco mais de 3 meses das eleições deste ano, quando serão eleitos prefeitos e vereadores dos 5.571 municípios.
O levantamento da Vox Brasil Opinião foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de acordo com a legislação eleitora, sob o número SP-04493/2024, que pode ser consultada no sítio do Tribunal.
Este é o primeiro levantamento oficial da corrida eleitoral de Lorena que mostra 2 cenários (respostas estimuladas), sendo um com apenas os candidatos ao cargo de prefeito, Sylvinho Ballerini, Fábio Marcondes e Paula Sennes e o outro com os pré-candidatos a vices com os respectivos titulares.
No primeiro cenário, apenas com os pré-candidatos a prefeito, Sylvio Ballerini apresenta números favoráveis quanto aos adversários na disputa pelo cargo de chefe do Executivo. O atual gestor da cidade de Lorena aparece com vantagem de 15,9% no levantamento estimulado para seu principal oponente, o ex-prefeito Fábio Marcondes (Republicanos).
O levantamento traz ainda o nome de Paula Sennes (PSB), até o momento, o terceiro nome na disputa ao Executivo lorenense, com pouco mais de 3%.
Já no cenário da pesquisa estimulada, quando traz os nomes dos pré-candidatos a vices, junto aos titulares, a dupla Ballerini e Marietta Bartelega (MDB) chega a ter 20,7% à frente de Marcondes e sua pré-candidata a vice, a vereadora Wanessa Andréa (União Brasil). Paula Sennes e Marcos Sá também pontuaram com pouco mais de 3%. Pesquisa aponta ainda o índice de aprovação da atual gestão.
A pesquisa realizada foi do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em domicílios e ouviu 382 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 23 de junho.