Semana Cultural Moreira Lima é sucesso em Lorena

Aconteceu no nos dias 25,26,27 e 28 do mês de junho a Semana Cultural Moreira Lima. A ação aconteceu por meio da Secretaria de Cultura, coordenada pela historiadora Lorena Assunção. A Semana teve como objetivo apresentar para os alunos a História da cidade de Lorena, seus personagens, compreendendo tempos históricos e despertando o senso crítico em relação a sua própria história, trazendo também a importância da memória e preservação.

Santuário de São Benedito: única igreja consagrada a São Benedito em todo o hemisfério Sul. Em 15 de novembro de 1917 durante o pontificado do Papa Bento XV o Santuário de São Benedito foi agregado à Basílica de São Pedro, em Roma, distinção que notabilizou a Igreja como o ÚNICO Santuário de São Benedito em todo o mundo.

A semana contou com diversos artistas da área da música que participaram da abertura todos os dias, com o objetivo de incentivar os alunos também para ter esse contato com a cultura musical.

Estiveram presentes nas aberturas, Milena Coura, acompanhada de suas filhas Helena Coura e Mariana Coura e seu aluno Lucca Campos. Presente também o pianista Rafael Ribeiro, Pedro Pallomo, artista e integrante do coral do projeto Guri. Todos contaram sua relação com a música, sua trajetória e mostraram caminhos abertos que podem ser percorridos na música.

Nas palestras estiveram presentes a historiadora Lorena Assunção, historiador Diego Amaro e historiadora Sônia Siqueira, que trouxeram assuntos e discussões relevantes da formação e história da cidade através de personagens que aqui existiram. A semana contou também com tour histórico por pontos históricos importantes da cidade, trazendo esse conhecimento para os alunos.

A semana foi finalizada com uma visita guiada ao Santuário São Benedito, onde os alunos puderam compreender o significado da construção da igreja, compreensão de tempo histórico, curiosidades e importância de conhecer a história de Lorena.

Participaram dos eventos alunos das Escolas Municipais, Conde de Moreira Lima, Professor Francisco Prudente de Aquino e Padre João Renaudin de Ranville.

Compartilhe esse texto